Biografia
Biografia de Oscar Piastri
Oscar Piastri começou sua carreira no kart, vencendo vários campeonatos nacionais e internacionais de kart antes de passar a competir nas corridas de fórmula júnior. Ele foi o campeão australiano de Fórmula Ford em 2018, antes de ingressar na Renault Sport Academy em 2019.

Oscar Piastri (AUS) Piloto da Renault Sport Academy comemora a conquista do Campeonato F3. Grande Prêmio de Sakhir, domingo, 6 de dezembro de 2020. Sakhir, Bahrein.
Em 2020, ele fez sua estreia no Campeonato FIA de Fórmula 2, teve uma temporada de estreia sólida, terminando em 7º geral na classificação de pilotos e alcançando 2 pódios. No ano seguinte assinou com a equipe Prema Racing, venceu uma das corridas da primeira rodada do campeonato e conquistou o campeonato em 2021.
Seu sucesso na F2 o levou a ser contratado pela Renault F1 Equipe como piloto de desenvolvimento para a temporada de 2022, tornando-o o mais jovem australiano a assinar com uma F1 .
As atuações de Piastri chamaram a atenção do público F1 mundo, e ele é considerado uma das estrelas em ascensão no automobilismo, com muitos especialistas prevendo que ele tem um futuro brilhante pela frente no esporte.
Em 2 de setembro de 2022, a McLaren anunciou o australiano Oscar Piastri como seu piloto para 2023. O australiano, o campeonato de F2021 de 2 e a McLaren tiveram que passar por uma disputa contratual com a Alpine que foi resolvida pelo Conselho de Reconhecimento de Contratos (CRB) da Fórmula 1.
A Alpine anunciou Piastri como seu piloto em 2023 ao lado de Esteban Ocon em 2023. No entanto, o próprio Piastri postou um tweet no qual negava essa informação. No final das contas, a McLaren tirou Piastri das mãos de Alpine e o australiano se juntou à equipe Woking.
A mudança para a McLaren em 2023 F1 temporada pode marcar um passo significativo para Piastri, já que a equipe é uma das mais bem-sucedidas e icônicas da história da Fórmula 1. A equipe tem uma rica herança de corrida e tem sido uma concorrente perene ao campeonato por muitos anos. Claro, a situação atual da McLaren não é a melhor da história da equipe, mas definitivamente há espaço para melhorar e pode ser uma ótima jogada para o piloto australiano.

Oscar Piastri dirigindo o McLaren MCL60 durante os treinos para o Bahrein de 2023 F1 GP.
Com a saída de Daniel Ricciardo, a McLaren Racing estava procurando um piloto jovem e talentoso para ocupar o lugar e Piastri se encaixa perfeitamente no projeto.
Começo difícil para ele F1 carreira, mas dois pódios e uma vitória no Sprint mostraram sua velocidade
A carreira de Piastri na Fórmula 1 começou com um mecânico DNF no Grande Prêmio do Bahrein de 2023 e um 15º lugar no Grande Prêmio da Arábia Saudita de 2023 (embora ele tenha chegado ao Q3 no segundo evento, superando seu companheiro de equipe na qualificação).
No entanto, bandeiras vermelhas, incidentes e um pouco de sorte ajudaram Piastri a marcar seus primeiros pontos na carreira no Grande Prêmio da Austrália de 2023 em Melbourne, onde nasceu.
Piastri terminou em oitavo na corrida e ajudou a McLaren a encerrar sua sequência sem gols em 2023, com seu companheiro de equipe Lando Norris terminando em sexto.
No Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2023, Piastri se classificou em terceiro, logo atrás de seu companheiro de equipe, e então fez uma corrida tremenda para terminar em quarto, o melhor da carreira. No início da corrida, Piastri parecia estar no ritmo de seu primeiro F1 pódio, mas o resultado ainda foi ótimo para o piloto australiano.

CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOSAIL, QATAR - OUTUBRO 07: Sprint pole O vencedor Oscar Piastri, McLaren MCL60, e Lando Norris, McLaren MCL60, chegam ao Parque Fechado após o Sprint Shootout durante o Catar GP no Circuito Internacional de Losail no sábado, 07 de outubro de 2023 em Losail, Qatar. (Foto de Steven Tee / LAT Images)
Essa foi sua terceira finalização com pontuação F1 carreira, tendo terminado em 10º no Grande Prêmio de Mônaco de 2023.
No Grande Prêmio da Hungria de 2023, Piastri terminou a corrida em quinto lugar após se qualificar em quarto. Neste ponto, a McLaren definitivamente se tornou o segundo melhor carro em campo, com Piastri e especialmente Lando Norris lutando por pódios de forma consistente.
O australiano lutou pela vitória na Corrida Sprint do Grande Prêmio da Bélgica de 2023, mas acabou terminando em segundo. No domingo, porém, Piastri abandonou a corrida e seguiram-se maus resultados (nono em Zandvoort, 12º na Itália após uma colisão com Lewis Hamilton e sétimo em Singapura).
Em 24 de setembro de 2023, Piastri conquistou seu primeiro pódio na carreira com um sólido P3 no Grande Prêmio do Japão de 2023, após se classificar em segundo lugar e largar na primeira fila pela primeira vez em sua carreira. F1 carreira.
Seu primeiro pódio no Japão precedeu uma vitória na Sprint Race no Catar e um melhor resultado da carreira, P2, no Grande Prêmio do Catar de 2023, completando um fim de semana incrível para o F1 novato.

HUNGARORING, HUNGRIA - 21 DE JULHO: Lando Norris, McLaren F1 Equipe, 2ª posição, Oscar Piastri, McLaren F1 Equipe, 1ª posição, e o delegado do troféu McLaren no pódio com os troféus durante a Hungria GP em Hungaroring no domingo, 21 de julho de 2024 em Budapeste, Hungria. (Foto de Glenn Dunbar / LAT Images)
Depois desses dois pódios consecutivos, Piastri teve um final de temporada difícil, com um sexto lugar no Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2023 sendo seu melhor resultado nas últimas cinco corridas do ano (ele ficou sem gols em duas delas).
No final das contas, a temporada de estreia de Piastri terminou com ele em nono lugar com 97 pontos, alguns pódios, uma vitória em uma Sprint Race e duas voltas mais rápidas (Monza e Las Vegas).
F1 Vencedor do Grande Prêmio
A temporada de Fórmula 2024 de 1 viu a ascensão de Piastri a um piloto de elite na série. O australiano começou a temporada marcando pontos consistentemente, mas com algumas performances complicadas. Então, ele alcançou seu primeiro pódio do ano com o segundo lugar em Mônaco e venceu o Grande Prêmio da Hungria de 2024 para sua primeira vitória.
Piastri teve algumas performances estelares no meio da temporada e ficou em segundo na Bélgica e na Itália antes de vencer o Grande Prêmio do Azerbaijão de 2024 após uma batalha emocionante com Charles Leclerc, da Ferrari.
Piastri ficou em quarto lugar entre os pilotos na temporada de 2024 e ajudou a McLaren a garantir seu primeiro Campeonato Mundial de Construtores desde 1998. O australiano marcou 292 pontos graças a duas vitórias e oito pódios no geral.
Website oficial: https://oscarpiastri.com/
Últimos Comentários