Todas as informações que você precisa ver antes da China de 2025 GP começa

Depois de uma interessante abertura de temporada em Melbourne com McLaren como a melhor do grid, a Fórmula 1 chega a Xangai com ideias claras sobre a hierarquia.
Lando Norris e a McLaren são as primeiras favoritas para ganhar campeonatos em 2025. No entanto, a FIA pode já ter começado a apertar as coisas na frente, com testes mais rigorosos para flexibilidade da asa traseira para abordar a saga do "mini-DRS".
Max Verstappen e Red Bull aproveitou as mudanças nas condições e lutou contra a McLaren. O holandês venceu a corrida do ano passado na China e Helmut Marko tem se mostrado otimista sobre as chances da equipe no início da temporada. Claro, o novato Liam Lawson lutou muito em Melbourne e a equipe certamente ficará de olho nele.
A Ferrari é a equipe imprevisível entre os 4 primeiros, com Charles Leclerc e Lewis Hamilton apenas em P8 e P10 na abertura da temporada. Enquanto isso, a Mercedes conquistou uma boa quantidade de pontos com George Russell terceiro e Kimi Antonelli em quarto. No entanto, eles pareciam muito atrás da McLaren e até Red Bull.

(Foto de Clive Rose/Getty Images) // Getty Images/ Red Bull Pool de conteúdo
Sete das 10 equipes marcaram pontos na Austrália, com Williams (Alex Albon e Carlos Sainz) em quarto lugar com 10 pontos no Campeonato Mundial de Construtores. A Aston Martin marcou oito pontos com Lance Stroll, enquanto Nico Hulkenberg deu seis pontos à Sauber.
Alpine (Pierre Gasly e Jack Doohan), Racing Bulls (Yuki Tsunoda e Isack Hadjar) e Haas (Esteban Ocon e Oliver Bearman) não conseguiram pontuar.
Este fim de semana nos dará o primeiro Sprint Weekend do ano, com treinos livres e a qualificação Sprint. No sábado, teremos a Sprint Race seguida pela qualificação para o Grand Prix de domingo.
2025 Chinês GP Fatos e Números
O Grande Prêmio da China de 2025 é o próximo no calendário da Fórmula 1 e o evento será a 18ª etapa chinesa como parte do F1 Campeonato Mundial.
O primeiro Grande Prêmio da China do Campeonato Mundial foi realizado em 2004 e foi realizado no mesmo local todas as vezes.
Nos seus primeiros anos no calendário (até 2008), o Grande Prémio da China era frequentemente a corrida final ou posicionava-se perto do final da campanha. Embora o título de pilotos nunca tenha sido decidido na China, o evento nos proporcionou alguns momentos impactantes nas lutas do campeonato anteriores. Rubens Barrichello venceu o primeiro Grande Prêmio da China em 2004, seguido por Fernando Alonso vencendo em 2005 e dando à Renault o Campeonato Mundial de Construtores.
Em 2006, Michael Schumacher venceu sua 91ª e última F1 corrida na China, e a vitória foi importante em sua busca pelo oitavo título, mas suas chances acabaram desaparecendo.
Lewis Hamilton teve a chance de fechar o campeonato em sua temporada de estreia em 2007. No entanto, o pit stop atrasado de pneus intermediários para pneus slick acabou com suas chances quando seu carro, equipado com pneus desgastados (a lona era visível), encalhou na entrada do pit-lane. O "erro" de Hamilton e McLaren provou ser caro naquele ano, com Hamiton perdendo o título para Kimi Raikkonen (Ferrari) por um ponto.
Hamilton venceu em 2008 e entrou na corrida final da temporada com grandes chances de ganhar seu primeiro título, conquistado de forma dramática no Brasil. Sebastian Vettel deu Red Bull sua primeira vitória e Pole Posição em 2009, seguida por seu companheiro de equipe Mark Webber por 1-2.
A McLaren venceu em 2010 e 2011, com Jenson Button e Hamilton, respectivamente. Nico Rosberg conquistou sua primeira vitória no Grande Prêmio da China de 2012, dando também à equipe de fábrica da Mercedes sua primeira vitória desde o Grande Prêmio da Itália de 1955. A Mercedes havia retornado para F1 como uma equipe em 2010 e dominou a série de 2014 a 2020.

Circuito em linha reta China do poço
Alonso venceu pela Ferrari em 2013, enquanto Hamilton conquistou seu primeiro Pole Posição para Mercedes naquele mesmo fim de semana. Hamilton venceu pela Mercedes em 2014, 2015, 2017 e 2019 (no 1º Grande Prêmio da F1000). Rosberg venceu novamente em 2016 pela Mercedes, enquanto Daniel Ricciardo obteve uma tremenda vitória em 2018 pela Red Bull com ótimas ultrapassagens.
Em 2023, Max Verstappen venceu por Red Bull no retorno da China à F1 calendário.
O piloto mais bem-sucedido no Grande Prêmio da China é Lewis Hamilton, com seis vitórias (duas com a McLaren e quatro com a Mercedes).
Entre as equipes, a Mercedes lidera com seis vitórias, à frente das quatro da Ferrari. McLaren e Red Bull têm três vitórias cada em Xangai.
Circuito Internacional de Xangai
O Circuito Internacional de Xangai inclui provavelmente a seção mais bonita de curva 1-curva 2-curva 3 em qualquer início de evento de Fórmula 1, com as curvas longas parecendo lindas quando lotadas de F1 grade de carros.
O circuito, que foi inaugurado em 6 de junho de 2004, tem 5.451 km de extensão e foi projetado por Hermann Tilke. O circuito do Grande Prêmio tem 16 curvas e já recebeu todas as F1 Grande Prêmio da China.

Startgrid 2016 Chinês F1 GP
Serão 56 voltas (305.066 km de distância de corrida) e duas zonas DRS na corrida. Entre as curvas 13 e 14 há uma reta de 1.2 km que inclui a zona DRS mais longa da pista.
Os registros atuais em torno do layout são os seguintes:
Recorde absoluto: 1:31.095 min de Sebastian Vettel em 2018, pilotando a Ferrari SF71H a uma velocidade média de 215,419 km/h.
Volta mais rápida durante uma corrida: 1: 32.238 min por Michael Schumacher em 2004, pilotando a Ferrari F2004 a uma velocidade média de 211,750 km / h.
Grande Prêmio da China de 2025 - Pneus
Os pneus de piso seco para o Grande Prêmio da China de 2025 serão o C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo Médio e C4 como P Zero Vermelho macio.
As visões da Pirelli para o fim de semana foram explicadas em um comunicado à imprensa: "O trio de compostos é o mesmo do ano passado. No entanto, é preciso lembrar que todos os compostos são diferentes dos do ano passado. O C2 em particular é mais macio e, portanto, mais próximo do C3 do que no passado.
Um fator importante a considerar neste fim de semana serão as temperaturas. É a primeira vez que Xangai sedia o Grande Prêmio em março, quando as temperaturas médias raramente excedem 18 °C. Embora, na verdade, a previsão para o fim de semana seja de que elas subam acima de 20 °C a partir de sexta-feira, atingindo uma máxima de 26 °C no sábado. Embora isso seja, portanto, consideravelmente mais quente do que o normal neste momento, é na verdade muito semelhante às condições vistas no ano passado, por exemplo, quando a corrida foi realizada na terceira semana de abril.

(Foto de Simon Galloway / LAT Images)
Houve três interrupções no ano passado – um VSC e dois Safety Cars – que influenciaram significativamente o resultado da corrida, tanto em termos do número de paradas quanto da sequência em que os compostos foram usados. No caso do primeiro, três dos pilotos que terminaram entre os dez primeiros fizeram apenas uma parada, seis pararam duas vezes e um até três vezes.
Quanto ao último, a maioria dos pilotos optou por alinhar no grid no Medium, com o C3 também completando a maioria dos turnos (46%). No entanto, quando se trata da maior quilometragem, ela foi para o C2 (57%). O C4 também desempenhou seu papel, com quatro pilotos escolhendo-o para a largada, enquanto Fernando Alonso dirigiu seu período mais longo com o pneu mais macio.
Um novo troféu fará sua estreia na China, para quem vencer pole posição na qualificação Sprint da tarde de sexta-feira. O troféu apresenta uma versão em relevo do logotipo especial para marcar a celebração da temporada da Pirelli de atingir seu 500º Grande Prêmio no final deste ano na etapa holandesa do campeonato, apresentada em 18 de fevereiro durante o evento de apresentação da equipe de Fórmula 1 na O2 Arena de Londres.
Além disso, no final de todas as seis sessões de qualificação Sprint deste ano, o troféu será personalizado com uma placa prateada com o poleiniciais do modelo usadas para identificar os pilotos nas telas de cronometragem."
A Pirelli também explicou a dinâmica de um fim de semana Sprint: "Enquanto o formato padrão de fim de semana apresenta duas sessões de treinos livres de uma hora na sexta-feira e mais uma hora no sábado, seguidas pela qualificação, o formato Sprint atual apresenta apenas uma sessão de treinos livres para começar a ação da pista na sexta-feira, seguida por uma sessão de qualificação mais tarde naquele dia. Isso decide o grid para uma corrida de 100 quilômetros, aproximadamente um terço da distância da corrida normal, realizada na manhã de sábado, que é seguida pela qualificação para o Grande Prêmio real de domingo.
A qualificação para o Sprint é dividida em três segmentos que são mais curtos do que os do Grand Prix: 12 minutos para o SQ1, dez para o SQ2 e oito para o SQ3. O número de pilotos eliminados no final de cada seção é o mesmo da qualificação normal, cinco no final de cada uma das duas primeiras sessões. Para as duas primeiras partes, todos os pilotos devem usar apenas o composto Médio, antes de mudar para o Macio para a sessão final. Quanto à corrida curta em si, a escolha do pneu é livre e não há necessidade de fazer um pit stop.

Imagens Getty / Red Bull Pool de conteúdo
Também há uma distribuição diferente de pneus slick por piloto em comparação a um fim de semana padrão: cada um ainda tem dois conjuntos de duros, mas agora eles ganham um conjunto extra de médios, passando de três para quatro, e dois conjuntos a menos de macios, de oito para seis, para um total de 12 em vez dos 13 habituais.
Introduzido pela primeira vez em Silverstone em 2021, houve 18 corridas Sprint até o momento e Max Verstappen tem sido o mestre desta disciplina com 11 vitórias até agora.
Este será o segundo ano consecutivo que Xangai sediará um evento com este formato e, só para variar, o supracitado Verstappen foi o vencedor. Quanto aos pneus em 2024, 19 corredores usaram um conjunto de médios, com apenas Russell apostando nos macios, o que valeu a pena, pois ele recuperou três posições, do décimo primeiro no grid para o oitavo na bandeirada."
As pressões mínimas de partida para os pneus serão 26.5 PSI (dianteiro) e 23.0 PSI (traseiro).
Grande Prêmio da China de 2025 - Previsão do tempo
Sexta-feira, 21 de março - FP e qualificação de sprint
Condições: Principalmente ensolarado e quente
Max. temperatura: 26 ° C
Possibilidade de chuva: 30%
Sábado, 22 de março - Corrida de velocidade e qualificação principal
Condições: Ensolarado, arejado e quente
Max. temperatura: 28 ° C
Possibilidade de chuva: 30%
Domingo, 23 de março - Corrida principal
Condições: Geralmente nublado e quente
Max. temperatura: 29 ° C
Possibilidade de chuva: 30%
Quem estará no pódio do Grande Prêmio da China de 2025?
As coisas poderiam ser mais competitivas no topo? Espero. No entanto, a vantagem da McLaren pode não se limitar a algumas das partes que outros times gostam Red Bull teriam protestado contra.

Imagens Getty / Red Bull Pool de conteúdo
Lando Norris teve uma ótima exibição na Austrália, parecendo determinado e totalmente focado na tarefa em questão, embora seja difícil para ele reconhecer a vantagem do seu carro. O piloto britânico estava Pole Posição para o Sprint do ano passado e gostaria de manter a mesma posição para o próximo fim de semana.
A Ferrari precisa desesperadamente de um bom resultado na China para colocar sua temporada de 2025 no caminho certo, mas há trabalho a ser feito.
A previsão para os três primeiros colocados do Grande Prêmio da China de 2025 é 1. Max Verstappen, 2. Lando Norris, 3. Oscar Piastri.
✅ Confira mais posts com temas relacionados:
I reckon Lando will continue his winning streak with Oscar managing to finish P2 this time around & Max filling the podium trio in P3.
Very sad news Ediie Jordan has died Rip EJ a class act, one of the best
I'll definitely miss his personality.
✅ Confira o mais recente 50 F1 Comentários dos fãs.